quarta-feira, 17 de março de 2010

O Ensino de História

O tempo das mistificações no ensino de História, do culto aos heróis, aos fatos políticos sem que se analise o processo temporal, como diria Braudel: "Observando-se apenas a crista das ondas" passou. Hoje o professor de História não pode ser apenas um "reprodutor" do conhecimento em sala de aula, nós precisamos ser pesquisadores e colocar os nossos alunos a praticar pesquisas e analisá-las de forma adequada para que eles possam problematizar os conteúdos ministrados pelo professor abordando-os de forma a questioná-los e apartir dos procedimentos adotados desmistifiquem, ou confirmem o assunto abordado durante o período.
Trabalhando dessa forma será possível ao professor e aos alunos construirem juntos um conhecimento, que talvez não chegue a ser científico, porém subistanciais para estes alunos e para a sua iniciação ao ensino de História.
Os recusros para este tipo de trabalho podem ser os mais variados possíveis desde filmes até entrevistas com membros da comunidade a respeito de temas transversais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário