domingo, 4 de abril de 2010

Antiga Casa do Major Honório - Campo Maior


A cidade de Campo Maior é uma das mais antigas do nosso Estado. Tem uma História rica, só para ter uma idéia, aqui às margens do rio Jenipapo, ocorreu uma das maiores batalhas pró-independência do BRASIL, no século XIX. Nesta cidade encontra-se um monumento construído em homenagem a esta batalha, porém Campo Maior não pode ser lembrada apenas por esta batalha. Aqui nesta cidade viveu um dos primeiros núcleos da família Castelo Branco na nossa terra. A sua culinária também é muito lembrada por causa da carne de sol, da Maria Isabel, entre outros.
Aqui, a imagem do vaqueiro também é lembrada no período do festejo de junho, figura que lembra a virilidade e a rusticidade do homem piauiense, além deles no mês de junho ocorre também o ritual de asteamento da bandeira de Santo Antonio, no 1º dia do festejo, onde a tradição afirma que os que tocarem no pau de Santo Antonio se casam no memso ano.
São filhos desta terra Joaquim Raimundo Ferreira Chaves (Monsenhor Joaquim Chaves) e Pe. Claudio Melo, Raimundo Nonato Monteiro de Santana, três grandes historiadores de Campo Maior e da história do Piauí.
Uma das cuirosidades desdcobertas recentemente por este fotógrafo é que existe uma rua na cidade que possui 5 (seis) isto mesmo, cinco nomes. Ela começa na BR com o nome Antonino Freire, depois passa a ter o nome de Luís Miranda por passar pela praça do mesmo nome, logo após é conhecida peal alcunha de Vicente Pacheco, depois ela se encontra com a praça Bona Primo, onde passa a ter o mesmo nome. Depois da praça Bona Primo a rua passa a ter o nome de Coronel Antonio Maria onde esncontra a ponte que nos leva ao bairro de Flores.
Segue agora várias fotos tiradas para que você conheça um pouco da arquitetura campomaiorense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário